Total de visualizações de página

sábado, 30 de julho de 2011

Celular moderno


26/07/2011 12h48 - Atualizado em 26/07/2011 12h48

Operadora japonesa KDDI testa um aplicativo para celular que mede ondas cerebrais

Medição da atividade cerebral através de aplicativo. (Foto: Divulgação)Medição da atividade cerebral através de aplicativo. (Foto: Divulgação)
A operadora japonesa de telefonia móvel KDDI apresentou uma demonstração de umaplicativo em desenvolvimento nos seus laboratórios que conta com a peculiaridade de combinar jogos e neurologia. O aplicativo é capaz de medir a quantidade de ondas cerebraisdo usuário durante o uso do celular.
O aplicativo da KDDI exibe gráficos com ondas cerebrais. (Foto: Divulgação)O aplicativo da KDDI exibe gráficos com ondas cerebrais. (Foto: Divulgação)
O aplicativo faz o monitoramento das ondas cerebrais, analisando sua quantidade e intensidade enquanto o usuário manipula um smartphone executando tarefas simples, como jogar, rodar um vídeo, navegar na internet e acessar redes sociais. O objetivo do aplicativo é quantificar a concentração do usuário para descobrir o quanto a atenção do usuário está voltada para uma atividade (ou várias atividades).
Para que o aplicativo funcione, o participante precisa usar uma espécie de headset, com sensores com microchips integrados, que detectará a atividade neural no cérebro. Um dispositivo parecido com um clips de papel é anexado ao ouvido. Esse dispositivo funciona como detector e estabilizador de pulsos. Os dois recursos combinados fazem a análise das atividades cerebrais e os resultados são exibidos na tela do smartphone.
Um smartphone com sistema operacional Android foi utilizado para os testes, que aconteceram durante a International Modern Hospital Show, um evento voltado para a tecnologia hospitalar que acontece nessa semana no Japão. O recurso pode ser usado também para analisar a atividade cerebral do usuário quando ele se concentra em uma emoção em particular. Por exemplo, se você pensar durante 30 segundos na pessoa amada, o aplicativo exibe um gráfico da atividade cerebral do usuário relacionado à quantidade de atenção que o mesmo deu ao sentimento analisado.

Juliana e Larissa superam Kessy e Ross de virada e são ouro na Polônia



Brasileiras marcam 2 sets a 1 na decisão do Grand Slam de Stare Jablonki e chegam ao 5º título em 11 etapas. Talita e Maria Elisa levam o bronze

Na pequena Stare Jablonki, vilarejo polonês com apenas 750 moradores que chega a receber 30 mil pessoas na semana em que abriga o Grand Slam doCircuito Mundial de Vôlei de Praia, Juliana e Larissa viraram a decisão contra as americanas Kessy e Ross, neste sábado, e levaram o ouro com a vitória por 2 sets a 1 (14/21, 21/19 e 18/16). Foi o quinto título em 11 etapas nesta temporada. As brasileiras mantêm a liderança no ranking mundial, agora com 5.680 pontos.
- A areia estava muito dura, e isso nos fez ter problemas no bloqueio. Agora, é descansar e pensar na próxima etapa - disse Juliana.
No primeiro set, o equilíbrio prosseguiu até o 10º ponto, com a liderança brasileira. Num ataque para fora de Larissa, as americanas passaram à frente (11/10). Em seguida, Kessy e Ross ampliaram. Num erro de recepção de Juliana, que deixou a bola espirrar e cair, a dupla dos Estados Unidos fez 13/11. Depois, num contra-ataque de Ross, marcou 14/11. Juliana ainda foi bloqueada por Kessy (18/14), e as americanas caminharam para a vitória na primeira parcial por 21/14, com um ponto de saque de Ross.
Juliana, volei de praia (Foto: Divulgação/FIVB)Juliana comemora o ouro junto à torcida de Stare Jablonki (Foto: Divulgação/FIVB)
As americanas abriram 3/1 no segundo set com bloqueio de Kessy. Diante de duas adversárias que mostraram sintonia entre defesa e bloqueio, Juliana e Larissa ainda retomaram a liderança com 11/10. Mas em bloqueio de Kessy sobre Larissa, as americanas fizeram 13/12. Num ponto de saque de Ross, os Estados Unidos abriram 14/12. Nova reação de Juliana e Larissa levou as brasileiras à ponta por 16/15. Em nova reviravolta, as americanas marcaram 17/16. De novo, a liderança mudou de lado, com bloqueio de Juliana: 19/18. E, num erro de recepção após saque de Juliana, tudo igual na partida: 21/19.
No terceiro set, as brasileiras abriram 9/7 no bloqueio de Juliana sobre Ross, que, no entanto, empatou com um ponto de saque (10/10). Em contra-ataque, Juliana pôs o Brasil em vantagem de novo: 12/10. Houve empate em 13/13. No primeiro ponto do jogo, mesmo com recepção ruim, as americanas igualaram em 14/14. Com saque de Larissa, o Brasil fechou em 18/16.
Das 10 etapas anteriores, Juliana e Larissa venceram em Brasília e Sanya (ambas são etapas Open), Roma (Campeonato Mundial) e Gstaad (Grand Slam). Elas ainda ficaram em segundo em Moscou (Grand Slam), terceiro em Stavanger (Grand Slam), quinto em Xangai (Open) e 17º em Pequim (no primeiro Grand Slam da temporada). As brasileiras não competiram em Myslowice e Quebec City - as duas foram torneios Open.
Com exceção do Campeonato Mundial, disputado a cada dois anos, os Grand Slam são as etapas de maior pontuação - e premiação - no Circuito Mundial, à frente dos Open. Os Grand Slam distribuem 800, 720 e 640 pontos às duplas que levam ouro, prata e bronze (tanto no masculino quanto no feminino) enquanto, nos Open, são 600, 540 e 480. No Campeonato Mundial - vencido, nesta temporada, por Alison/Emanuel e Juliana/Larissa, as parcerias que vão ao pódio somam 1.000, 900 e 800 pontos.
Na disputa do terceiro lugar em Stare Jablonki, Talita e Maria Elisa erraram muito no primeiro set, mas se recuperaram e faturaram o bronze com vitória sobre as chinesas Xue e Zhang Xi por 2 sets a 1 (12/21, 21/17 e 15/12). Para as brasileiras, são pontos importantes na disputa pela vaga olímpica. Em segundo na corrida nacional, atrás de Juliana e Larissa, Talita e Maria Elisa chegaram a 5.240 pontos, ampliando a vantagem sobre Maria Clara e Carol, que, com o nono lugar na Polônia, foram a 3.660 pontos.
Semifinais: uma vitória e uma derrota de duplas do Brasil
Mais cedo, Talita e Maria Elisa deixaram escapar a chance de final brasileira pela segunda etapa seguida ao perder para Kessy e Ross por 2 sets a 1 (18/21, 21/19 e 15/13). Na etapa anterior, em Quebec City, Talita e Maria Elisa foram campeãs, com as irmãs Maria Clara e Carol com a prata e Vivian/Taiana com o bronze. Juliana e Larissa não disputaram a etapa canadense. Foi a oitava vitória de Kessy e Ross sobre as brasileiras após o 13º confronto entre as parcerias.
Neste sábado, as atuais líderes do ranking mundial e da corrida pela vaga olímpica em Londres-2012 abriram a rodada com vitória nas semifinais, de virada, diante das chinesas Xue e Zhang Xi por 2 sets a 1 (19/21, 21/10 e 15/13). A dupla da China perdeu a 19ª partida para Juliana e Larissa em 25 jogos entre as duplas até hoje. Apenas nesta temporada, foi o quinto revés das chinesas para as brasileiras em cinco duelos.